sábado, dezembro 19, 2009

Aconselhamento Pastoral

.
Adv
cruzue@gmail.com

Caro Leitor/Leitora

DEVER DE CASA: Para ser abençoado(a) e feliz você precisa conhecer o propósito de Deus para sua vida. Este propósito é real e o primeiro passo no caminho para conhecê-lo  é aceitar Jesus como Senhor da sua vida e Salvador da sua alma.  Para fazer isto, basta uma conversa a sós em seu quarto com Deus, convidando o Senhor par fazer morada em seu Coração e expondo sua situação para ele. Segundo passo: compre uma Bíblia de Estudos que traz comentários e explicações no rodapé das páginas. Há muitas Bíblias de estudos noas livrarias, mas  eu gosto muito da "Biblia de Estudos Pentecostal". Terceiro Passo: Depois disso, procure uma Igreja Evangélica mais perto da sua casa para congregar, evitando naturalmente aquelas que estão mais interessadas no seu bolso do que na sua vida espiritual.

CONSELHOS: O melhor conselheiro, depois do Espírito Santo, é o Pastor da sua Igreja. Se por algum motivo você sentir de Deu que deve escrever um email para mim, por favor fique à vontade se quiser abrir seu coração.

 COMPROMISSO: Não tenho poder para resolver seus problemas, mas vou orar para AQUELE que po
de. Depois disso vou responder seu email.

Endereço de email: cruzue@gmail.com

Importante: não vou publicar nem repassar seus problemas para ninguém. Se precisar de consultar alguém, falarei com minha esposa.


Irmão: João Batista Cruzué
Cargo ministérial: Presbítero 

Igreja: Evangélica Assembleia de Deus



.

26 comentários:

Unknown disse...

Oi, muito prazer em falar com o senhor, e a paz do Senhor Jesus para você(permite-me trata-lo como você).O seu testemunho realmente é lindo,mas creio que o meu ainda está se realizando para honra e glória do Senhor.Olha, esta tarde me surgiu uma dúvida sobre um assnto.
O Senhor, você, já tem muito mais experiência do que eu, evangelisticamente falando e ministerialmente também.Então eu gostaria de perguntar: Para se louvar o Senhor na igreja, ministerialmente falando, é necessário está casado ou não????Por exemplo:Uma pessoa tem um chamado do Senhor para o louvor, ele precisa se casar para ministeriar este sacerdócio de louvor ao Senhor ou não???
Estarei aguardando a tua resposta, mas de qualquer forma o meu muito obrigado pela a atenção e fica na paz do Senhor Jesus.
Ah, o meu nome é Joander e pode entrar no meu orkut que é joander@uolhotmail.com

elizabete inacio disse...

ore por mim preciso de ajuda espiritual

Anônimo disse...

A PAz Amado Pastor João. Gostaria que o Senhor me ajudasse. voltei para a casa de Deus e uma coisa me incomoda muito: Eu vivo com meu companheiro, ams ele diz que não quer casar na no "papel" . Me sinto triste por não CEIAR. O que devo fazer? Pois quero estarem comunhão com os irmãos. Já tive vontade de me separar dele. Isso seria correto?
Por favor me ajude!!!

Joao Cruzue disse...

Irmã,

A paz de Cristo.

Se a senhora quer se casar direitinho, do jeito que o Senhor aprova e seu companheiro não quer, então a senhora precisa fazer uma decisão: agradar a Deus ou seu companheiro. Eu garanto que se ficar com o Senhor, o esposo que ele tem para a irmã é uma pessoa muito melhor do que jamais imaginou.

Mas, terá que pagar o preço da fidelidade ao Senhor. O inimigo vai apostar que a senhora vai negar o nome do Senhor rapipinho. E o Senhor espera que a senhora fique firme e fiel.

Comop já disse, a escolha é sua, mas tem a minha torcida, para que agrade ao Senhor, para ver mais à frente, como Ele é bom.

Deus lhe abençoe.

ICor. 15. 57-58.

Irmão João.


.

Juliana Mello disse...

Pastor João, que benção foi entrar aqui e ler sua história. Incrível como um exemplo de vida mexe com o próximo. Era tudo que eu precisava ler hoje de um irmão: um exemplo de vida ao caminho do Senhor.

Eu sou nova no cristianismo. O conheci aos meus 12 anos, mas não possuía discernimento para entender todo seu significado ainda. Quem me levou a igreja foi uma vizinha. Meus pais nunca foram religiosos, apenas se diziam católicos e minha mãe vez ou outra frequentava centro espirita. Eu tinha de tudo para não ouvir a palavra do Pai. Eu parei de frequentar a igreja, durou pouco, me mudei. Aos 16 um amigo me convidou a sua igreja tb, mas logo nos afastamos, com ele lá do outro lado do mundo, no Japão. Como não havia criado laços na igreja ainda e não havia um grupo de jovens nem nada do genero, eu me sentia 'envergonhada' de ir sozinha.

Agora, aos 20 anos, eu voltei sozinha mesmo a buscar ao Senhor. Tem sido uma benção, mas ainda tenho muito que melhorar. Meu desejo é de O servir para todo sempre de hoje em diante, pois vejo tds essas indas e vindas como um chamado. Sei que nosso Pai tem um plano para minha vida, e hoje tudo o que mais quero é Segui-lo e Servi-lo. De fato não é fácil manter a fé inabalável e virar as costas para o mundo. Principalmente sendo jovem nos dias de hoje. Mas foi o mundo que justamente me fez querer mudar! E a mudança, o Amor verdadeiro só vem através do Senhor Jesus Cristo! Aaah, como eu me sinto melhor em saber que ao menos eu sei qual caminho seguir! Agora é trabalhar e orar, pq o Senhor é fiel a tds que o procuram. Que maravilhoso isso!

Enfim... Com essa caminhada eu tenho buscado sozinha entender cada dia mais a palavra. Comprei uma bíblia que tem me abençoado imensamente. Ela é de estudo e devocional também. Canto ao Senhor, oro... Mas sinto que ainda estou engatinhando, sabendo que ainda há mto mais a fazer para o Senhor! Hoje eu enfrento o desafio de achar uma igreja para me unir, com irmãos que possam me ajudar nessa caminhada. Que Deus me ajude! O meu maior indagamento é "Como ir? Sozinha? Onde ir?". Mas o Senhor está trabalhando, tenho certeza. Pedirei mais e mais. E estou até pensando em jejuar, seria meu primeiro jejum. Lerei mais sobre, procurarei na palavra e pedirei orientação do Pai!

Pastor João, obrigada pela sua inspiração de vida. Que Deus o dê muitas bençãos e mesmo que passe novamente pelo caminho das trevas (do desemprego, da luta pelo pão...), que o Senhor o guie!

Um grande abraço,
Juliana.

Joao Cruzue disse...

Senhor Jesus,

Abençoe muito a Juliana.

Anônimo disse...

Boa noite, Imrão.

Sou Católico Apostólico Romano, da Renovação Carismática Católica.

Sou praticante mesmo, faço estudo bíblico, sou um jovem missionário, sempre estou nos retiros de finais de semana na canção nova, enfim.. Seria muito complexo eu explicar a minha fé católica para o senhor.

Por ventura eu estava pesquisando sobre o Cristianimo no Japão, ai entrei no seu blog e gostei muito da matéria e também por ventura ví o ícone de aconselhamento.

Gostei muito do que disse à irmã querida aí acima sobre a escolha dela sobre o namoradão ou o Senhor. Digo isso aos meus amigos, mas é complicado viu, acho que estamos chegando ao fim dos tempos mesmo.

Que Deus lhe abençõe, acho que o objetivo principal de eu fazer o comentário aqui é de suplicar a ti e a todos:

Creia em Jesus Sacramentado! Creia na Eucaristia, Cristão se fortalece comendo e bebendo do corpo e do sangue de Nosso Senhor, não é simbologia do corpo e do sangue, é o próprio Deus.

Amo vocês.

Quem quiser me add no msn, fica a vontade.

ca_eduardo89@hotmail.com

Joao Cruzue disse...

.

Oi Eduardo,

Já respondi seu comentário por email, e agora vou lhe agradecer e repetir aqui.


Fico muito contente com o momento que você está passando em sua vida espiritual. Que ele sempre continue, embora os tempos de infância espiritual passa, e assim como acontece na vida natural.

Com muita humildade e respeito, quero dizer que houve um equívoco da sua parte em pensar que o Batismo com o Espírito Santo, o receber o Jesus Sacramentado a que se refere é um acontecimento novo, descoberto pela RCC. Não ele não é.

Eu recebi o batismo com o Espírito Santo em julho de 1975, ainda no tempo que a RCC não existia no Brasil. Toda alegria e gozo espiritual que você diz, os Crentes pentecostais que vieram para o Brasil, desde 1910, já vem experimentando.

Como a manifestação do Espírito Santo na vida dos crentes produzia muito barulho, éramos mal intepretados desde aquela época pelos religiosos católicos que apedrejavam os telhados de nossas Igrejas para que o barulho cessasse. Basta perguntar isso, para qualquer crente, com mais de 30 anos de fé pentecostal, para ver que ista informação é real.

Fico contente com a mudança de ventos na Igreja Católica, que antes se encantou com o marxismo (teologia da libertação), coisa que eu mesmo testemunhei, pois estudei em faculdade de Jesuítas.

Nasci católico, mas saí de lá para aceitar a fé pentecostal. A mesma que a RCC ensina hoje.

Mas, Deus não está restrito ao Catolicismo nem ao Protestantismo. Ele procura os fiéis da terra, para habitar em na vida (corpo, alma e espírito) daqueles que têm sede da SUA presença.

Portanto, abre bem o olho e os ouvidos para não se deixar levar pro emoções manipuladas pela mão de homens. Porque, aquilo que os homens fazem é passageiro, mas o que é obra de Deus, é perene.

Digo isto, e você sabe que é muito repetido na Bíblia, que os Dons do Espírito Santo são falsificados por anjos de luz cujo propósito é trazer confusão e testar a nossa fé. Digo isto, porque já vi muitos que receberam o Espírito, depois pecaram, e continuaram a falar em línguas, como papagaios, mas o Espírito já tinha se retirado, ficando apenas a casca.

Por fim, vou repetir o que já antes disse, que você está apaixonado por Jesus e que a Alegria do Espírito Santo é muito forte em nossa infância espiritual. Prepara-te, porque também na vida espiritual, o tempo da infância passa, porque isso também é da vontade de Deus.

Que o Senhor guarde seu coração, para que ele se mantenha alegre, e te proteja da corrupção, que é grande e muito real no mundo religioso.

Ebenezer!

Maranata!


Irmão João Cruzué

Joao Cruzue disse...

Resposta B.G. Moreira.

Não pude publicar o comentário de vocês porque veio com os nomes e assim poderia causar mais problemas.

Mas vou responder.

Em qualquer situação ruim, a primeira coisa que se deve fazer é fazer uma oração secreta (quarto fechado) ao Senhor. Há uma semana passei por uma situação dificílima. Orei, pedi orientação a Deus, e fui ouvido.

Quero dar uma simples sugestão, pois você não é obrigada a fazê-la;

Reuna suas irmãs, pelo menos as que lhe são mais íntimas (falo da sua família) e entrem no quarto, fechem a porta para uma oração.

Peça ajuda ao Senhor, principalmente para que Ele mostre como vocês vao reverter a situação e trazer a paz que foi perdida dentro da sua família.

É difícil? É! Mas não há nada impossível para Deus.

Desde já contem com minhas orações, mas a resposta e a solução deste caso está bem à mão de vocês. Orem que o diabo corre.

Amém.

Obrigado pelo email.

Irmão João Cruzué

.

Anônimo disse...

Homem de Deus me ajude em oração estou doente não da saude mas do meu espirito meu nome é caroline

Anônimo disse...

Paz do Senhor. Tenho 27 anos, me converti aos 15. Desde então sempre muito ativo na obra de Deus, em uma congregação da AD Madureira. Já fui vice-líder de adolescentes 3 vezes e em fevereiro desse ano fui chamado para liderar a mocidade. Estava tudo muito bem até esse chamado para liderar a mocidade. Estava namorando uma jovem da igreja a quase 3 anos, iriamos nos noivar em julho passado e casaríamos no ano que vem.
Devido ao tempo que a mocidade me exigia, comecei a redimir meu tempo, passando de segunda a sábado com minha namorada e aos domingos tinha que servir quase que o dia inteiro na igreja. No inicio ela foi compreensiva, porém com o passar dos dias começou a exigir minha presença nos almoços em família aos domingos, começamos a discutir muito até que... ela terminou comigo.
Foram apenas 3 meses suficientes para "destruir" um relacionamento. Desde então abandonoei a mocidade, estou servindo a Deus em outra igreja, porém completamente chateado, pois tudo estava bem até antes da mocidade. Agora perdi tudo o que mais valioso eu tinha: minha presença na igreja em que cresci, minha alegria e comunhão coms os irmãos, minha namorada e futura esposa, minha paz.

O pastor local tem tentado falar comigo, mas não desejo ver ninguém. Preciso de orientação, de um conselho, de uma ajuda.

Prefiro me fazer como anônimo, mas gostaria de receber aconselhamento com resposta no email: bv_kaka@hotmail.com

Gostaria que esse post não fosse publicado.

Um abraço fraternal, encontro palavras de paz nesse blog, me faz sentir bem ao ler.

Anônimo disse...

Quero um aconselhamento, meu marido é dependente quimico, eu luto a 03 anos e cada vez está pior, durante 05 anos não usou.É aprimeira vez que usa direto assim.O que faço?Ele já se internou, já fez tratamento e não houve resultados fora disso e o esposo que pedi a Deus.

dulceneia disse...

gostei muito desse blog. eu estava procurando uma resposta pra minha vida precisso de muita ajuda estou passand momentos muit divisil tenho um finho presso j fas mais de 2 anos minha nora nao conversa comig des de julho nao vejo meus netos e meu finho so fica pedindo dinheiro a munher abandonou ele e denhos umas dividas para pagar atrasadas e e j fas ums dois mes q est tend culto aq n minha casa e vou n ugrej tambem eu e minha familia mais paresse q as coisas est mais divisil bom me perdoe pesso q os irmaos me perdoe pelos meus desabafo e orem por mim e minha familia e q deus abençoem

António Ja Batalha disse...

Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.

Anônimo disse...

JESUS EU TE AMO!

Anônimo disse...

Oree por mim,Deus conhecee quem sou!
Deus Abençoe!

Anônimo disse...

Boa tarde!!estou precisando de ajuda espirutual, terminei um relacionamento há qze uma semana e penso em me matar, penso nisso todos os dias, minha dor é enorme, tenho 20 anos, eu sai de casa, larguei emprego e familia, faculdade, para viver com ele e agora ele passou a me tratar mal...me ajude, nao sei se sou capaz de continuar vivendo.

Joao Cruzue disse...

A moça, anônima que me escreveu em 14.11.2012: Filha,

Se você se matar, vai estar cumprindo o resto do plano do diabo em sua vida.
Se você tivesse o hábito (ainda pode ter) tirar uma boa meia hora todo dia para fazer uma leitura bíblica, não estaria
nesta situação aparentemente desesperadora.

Ainda há solução. Volte para a família, peça perdão. Depois volte à faculdade. Depois Deus há de dar um novo emprego.

Jesus ainda te ama.

Levanta da poeira da queda, porque a vida vai melhorar, com toda certeza.


Anônimo disse...

Oi Pastor! Estava procurando parábolas no google, e acabou vindo seu blog. Resolvi fazer uma visita e gostei muito. Tenho certeza que seu testemunho tem incentivado muitas pessoas, assim como eu.
Pastor, eu tenho 23 anos e sou membro da Primeira Igreja Batista em Alcântara. Tenho uma dúvida de sonhos que eu sempre tenho, mas o pastor da minha igreja não dá muita importância, pois não acredita em tais coisas.
Eu sempre sonhava muito com demônios,(manisfestada, tentando expulsar, e lutando pra ele não entrar em mim). Na maioria das vezes eu sentia que era o demônio da pomba-gira. Isso me incomoda muito, pois esses sonhos voltaram a me perturbar. Hoje estou meio fraca na igreja, muitos jovens saíram da igreja e eu acabei ficando desanimada. Gosto de igreja mais agitada, como as pentecostais. Porém meus pais não permitem que eu abandone a minha igreja para seguir em uma pentecostal. Peço a ajuda do pastor em oração,pois a caminhada está muito difícil.

Deus lhe abençoe!

Joao Cruzue disse...


Minha Irmã em Cristo,

A paz do Senhor Jesus.

A realidade é mais concreta do que os sonhos. Salomão escreva, que da muita perturbação vem os sonhos. Contudo, no meio de tantos sonhos, tem alguns que são mesmo de Deus.

Enquanto você estiver na casa de seus Pais, é bom evitar confrontos. Como cristã você é livre para fazer o bem, tenha paciência com seus velhos.

Para combater o desânimo, e muitas pessoas estão desanimadas, há duas estratégias:

1. Ter disciplina para ler a Palavra de Deus. Separar um tempo diário para fazer isto. Ainda que seja uns 15 minutos.

2. Melhorar sua oração. A oração que funciona é aquela que fazemos sozinhos, em um lugar tranquilo, diante de Deus. Pode ser caminhando em um lugar preferido, pode ser no seu quarto, se você trabalha em um prédio, pelo menos uma vez por dia use as escadas dele para subir ou descer orando.

O que vai acontecer se você separar tempo para ler e meditar e tempo para orar por coisas importantes e em favor de outras pessoas?

Bem a resposta é: o tempo que você separa para Deus, é o tempo que Ele usa para trabalhar em teu favor. É como depositar periodicamente um dinheiro na poupança. É preciso investir, para poder usar.

Tenho certeza de que se fizer assim, seu coração vai se fortificar na graça que há em Cristo Jesus.

Deus lhe abençoe.


.

Anônimo disse...

a paz do senhor amado pastor sou de São Domingos do maranhão da primeira igreja batista...bom queria um conselho seu sobre namoro pastor.
é errado falar de sexo com meu namorado??
aguardando sua resposta

Pr Armando Vanelli disse...

Resposta

Assunto:Conversa sobre sexo durante o namor.

Quem responde: Pastor Armando Vanelli

Cara irmã,

Creio não ser pecado conversar sobre o assunto "sexo" dentro do "namoro comprometido com os próximos passos, noivado e casamento", desde que ele tenha sentido de conhecimento e sanar dúvidas, porque sexo dentro do casamento é fator determinante no comprometimento da aliança assumida e duração da mesma. O que não deve acontecer são conversas que denotem sentido de "estímulo" de um desejo que não possa ser consumado antes do casamento, isto gera sentimento de culpa, e descentralização de Deus no relacionamento. O sexo foi deixado por Deus como instrumento abençoado de prazer e satisfação, tão fortes que não criem brechas para uma busca fora da "recâmara matrimonial".

Conversar sobre sexo no namoro com intenções de devaneios, sonhos e coisas que são reservados à intimidade conjugal é cair naquilo que a Bíblia deixa recomendado que não deve acontecer: ' DEFRAUDAÇÃO " Defraudar é passar dos limites da intimidade com outra pessoa que não seja o seu cônjuge.

Convém ao jovem casal observar e meditar sempre que Paulo escreveu à Igreja de Tessalônica: ""Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu próprio corpo em santidade e honra, não com desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo." 1 Ts 4.3-8


A título de subsídio, deixo aqui um link interessante, que não esgota o assunto, mas é uma boa advertência:

http://pastorvanelli.blogspot.com.br/2012/01/uma-conversa-franca-sobre-namoro_11.html

Anônimo disse...

paz pastor como sabemos que aquela pessoa é certa para agente

H. Andrade disse...

Caro Pastor quero pedir oração pelo meu casamento que está quase em ruinas, Minha esposa pediu divórcio e quer sair de casa. Me ajude em oração.
Hernildo.andrade@ig.com.br

disse...

Pastor João a paz!já conheço seu blog há alguns anos e sempre me surpreendo com suas publicações onde redigi textos com sabedoria.
Meu filho sempre o acompanhava e até deve ter se comunicado com o senhor,ele até criou um blog de tão animado que ficou e fervoroso na fé.
Peço uma orientação e esta pergunta tem sido motivo de muita oração.
Fomos da igreja Batista por mais de 10 anos,nosso pastor foi embora,para outra cidade por motivos financeiros e a igreja ficou sem condições de assumir um novo Pastor e nós acabamos por sair da igreja.(e até hoje ela não tem pastor na direção)
Depois disso ficamos perambulando de igreja em igreja e agora faz uns 2 anos que estamos na Presbiteriana,mas sinceramente não sinto calor humano,não vejo amor,é uma luta para irmos nos cultos pq a carne não quer ir.
Vamos por obediencia a Deus,uma igreja rica financeiramente comparada com a qual nós pertencíamos.
Parece que aquela alegria de estar na obra de Deus foi embora.
E tenho orado ,chorado para que Deus nos encaminhe a um lugar que seja da vontade Dele e só não saímos ainda por causa do temor.
Meu marido não sente vontade de ir é uma luta.
Pastor,não queremos escolher igreja perfeita,sabemos que não existe.
Esta igreja é bem tradicional,não é pentecostal.
Sinto muita formalidade,tudo muito impessoal,distante.
Pastor ore por nós e nos ajude com um aconselhamento.

Anônimo disse...

Boa Tarde Pastor,
namorei por 4 anos, eu sabia que não era a pessoa certa, mais amava demais, estavamos preparando pra casar , noivamos após um ano de namoro, só que comecei a adiar por insegurança de não ser a pessoa certa; neste período tivemos relação sexual, e isso me prendeu muito a ele, quase casei porque eu não aceitava que eu poderia ter dois homens na minha vida, meu sonho era casar virgem, pra mim isso é o maior presente , ah penso muito sobre a importância disso, porém terminei a 4 meses por que orei muito a Deus e ele confirmou que não era a pessoa, grças a Deus já é passado, porém agora to muito insegura pra ter outro relacionamento, não por medo de pecar, eu era adolescente no meu primeiro namoro, agora eu tenho certeza do que quero, e o que quero com minha salvação, minha vida espiritual. Mais minha insegurança é de como um rapaz servo de Deus que procura uma mnoça que se respeita vai pensar da minha pessoa, me sinto indigna de qualquer servo do Senhor, eu me arrependi com todas as forças, mais isso tem acabado comigo, coomo e quando falar isso com o proximo namorado. Não sinto digna de uma pessoa com todas as qualidades que sonhei, por esse erro, estou certa, o que eu faço ?!